top of page

COLUNA | Precisamos falar sobre sexualidade

Coluna publicada no Portal Tudo em 12/09/2019


A sexualidade é uma parte fundamental da maneira como existimos e nos posicionamos no mundo. Atualmente, os estudos mais respeitados e aceitos sobre o tema compreendem que a sexualidade não trata apenas do ato sexual em si ou do sexo biológico das pessoas - pelo contrário, ela abrange diversas dimensões da nossa vida.


Entender isso é a base para o estudo biopsicossocial sobre o assunto, ou seja: aquele que entende que essa parte da vida abrange questões biológicas, psicológicas e também sociais. Essa maneira mais global de entender e enxergar a sexualidade na vida das pessoas compreende desde temas como a fisiologia humana até a ética, valores morais, religiosos e culturais das sociedades e indivíduos estudados.


É muito assunto influenciando um tema só, não é mesmo? Isso acontece porque nossa sexualidade está em tudo o que fazemos: em nossas escolhas e em como nos posicionamos no mundo. Não tem necessariamente a ver se você faz ou não sexo, com qual frequência e nem com quem. Todo mundo possui sexualidade, independente de se relacionar sexualmente ou não.


E como vemos isso na prática, no cotidiano? As expressões sociais são uma das maneiras de “ler” e entender melhor a própria sexualidade e a dos outros. Por exemplo: as roupas que cada pessoa veste, o modo de andar, falar e agir e os posicionamentos sobre determinados assuntos são formas de afirmar e manifestar a sexualidade. Tratam-se de escolhas pessoais que não devem, em nenhuma hipótese, ser motivo para julgar, envergonhar ou excluir alguém.


Devemos ser livres para nos expressar em sociedade, participar de grupos com os quais nos identificamos e existir sem medo de sofrer qualquer forma de violência, abuso ou manifestação de ódio. A sexualidade saudável é aquela vivida com tranquilidade, honestidade, consciência e respeito a si mesmo e ao próximo.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page